Enterprise Application Integration (EAI)
O termo EAI ou Enterprise Application Integration é novo mas sugere toda essa integração. É ainda, o termo formal que contempla a integração de aplicações corporativas e um conjunto de ferramentas e tecnologias. Como a dependência das corporações em relação à tecnologia têm crescido e se tornado mais complexa, a necessidade por um método de integração de aplicações em um único arsenal de processos de negócios tem sido a prioridade.
A integração de aplicações permite o compartilhamento de informações dentro da mesma organização ou com parceiros. Isto gera vantagem competitiva. A maior parte das organizações utilizam vários tipos e “gerações” de sistemas desenvolvidos ao longo dos anos. Mainframes, servidores Unix, servidores NT e outros constituem a base tecnológica para a maioria das corporações. Estes sistemas possuem valor nas empresas mas o seu valor agregado pode significar pouco se estes não puderem “conversar” com outros sistemas. A necessidade de integração destes sistemas têm se intensificado com a popularidade de pacotes tais como SAP, Peoplesoft ou Baan.
O EAI pode ser realizado em diferentes níveis, dependendo de muitos fatores, que incluem o tamanho da empresa e da indústria, a integração e/ou a complexidade do projeto e o orçamento.
Há quatro níveis principais de integração:
-Nível de Dados
O EAI do Nível de Dados é uma abordagem centrada no banco de dados que consiste em extrair os dados de um banco de dados e atualizá-los em outro. Às vezes, os dados extraídos podem ser transformados antes de serem inseridos no banco de dados, por exemplo, para aplicar regras específicas de negócios.
-Nível da Interface de Aplicativo
Esse nível do EAI de integração consiste em alavancar as interfaces fornecidas pelos aplicativos personalizados ou em pacote para acessar os processos de negócios e as informações simples. Normalmente, esse tipo de integração é feito em um processo de três etapas:
*Extrair as informações de um aplicativo por meio de uma interface de aplicativo fornecida.
*Converter os dados em um formato compreensível pelo aplicativo de destino.
*Transmitir as informações ao aplicativo de destino.
-Nível do Método
A integração do Nível do Método é similar ao nível de interface de aplicativo, mas a um nível inferior de granularidade. A ideia aqui não é compartilhar funções de negócios (como no nível de interface de aplicativo), mas compartilhar diretamente os diferentes métodos utilizados para compor uma determinada função de negócios. Todos os outros aplicativos corporativos que precisam implementar os mesmos métodos podem utilizá-los sem ter que reescrevê-los.
Mesmo se esse nível de integração puder ser feito com várias tecnologias (Java RMI, Corba, DCOM, etc.), a tendência emergente na implementação dessa abordagem é utilizar os serviços da Web como uma maneira de compartilhar os métodos.
-Nível da Interface com o Usuário
O EAI de Nível da Interface com o Usuário também é normalmente chamado de "Restauração" e consiste na substituição das interfaces existentes com o usuário baseadas em texto dos sistemas legados e das interfaces gráficas dos PCs por uma interface padronizada, normalmente baseada no navegador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário