terça-feira, 5 de julho de 2016




Cloud Computing e Fog Computing 

Cloud computing:

              Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet.

              Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar.

              Tal como já informado, uma das vantagens da cloud computing é o acesso a aplicações a partir da internet, sem que estas estejam instaladas em computadores ou dispositivos específicos. Mas, há outros benefícios significativos:

- Na maioria dos casos, o usuário pode acessar as aplicações independente do seu sistema operacional ou do equipamento usado;

- O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação - hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros;

- Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a nuvem;

- Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade: se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço.

Fog computing:

             Fog Computing é como uma nuvem, mais próxima do usuário e dos equipamentos, acelerando o processamento e diminuindo o tráfego na rede, principalmente em ambientes que não contam com grandes larguras de banda, no exemplo de uma cidade conectada por exemplo, boa parte do tráfego para a Nuvem é feita com tecnologias mais acessíveis como o 3G.

            Por isso o termo Fog computing, “Névoa” se trata justamente dessa nuvem mais próxima do usuário, facilitando o processo principalmente da Internet das coisas. Se você tem um carro conectado por exemplo, e pode controlado por celular, o próprio veiculo realizaria o processamento, sendo a comunicação do carro e do celular direta, sem a necessidade de ir para a Nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário